Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas é um periódico semestral, publicado em formato eletrônico (ISSN 2965-6400), com apoio do Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). O periódico destina-se à produção e ao compartilhamento de saberes extensionistas e de experiências em educação em saúde, desenvolvidos em projetos e ações de Instituições de Ensino Superior da área da Saúde.

Seu objetivo é fortalecer o diálogo entre Faculdade e Sociedade, por meio da publicação de textos que expressem a práxis, a metodologia, os referenciais teóricos e os processos da extensão universitária e da educação em saúde em perspectiva interdisciplinar.

O periódico aceita contribuições inéditas na área da Saúde.

Público-alvo: pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas e profissionais da rede de saúde.

Tipos de trabalhos aceitos:

  • Relatos de experiência
  • Resenhas
  • Revisões de literatura (sistemáticas e integrativas)
  • Entrevistas
  • Pesquisas originais relacionadas à extensão ou à educação em/na saúde
  • Traduções

Ainda, como número suplementar, a Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas considera a publicação de:

Anais de Eventos: compilação de trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e demais formas de produção de conhecimento divulgadas em eventos científicos. A publicação pode ocorrer em formato de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos, conforme critérios estabelecidos no edital de submissão do evento.

Dossiê de Criação: reunião de textos de reflexão, relatos ou escritas livres sobre temas de interesse da revista, relacionados às atividades institucionais da FCM-MG, em interface com elementos artísticos, culturais ou políticos. Esses textos podem utilizar, em sua apresentação formal, recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais etc., de modo a fortalecer e ampliar a consistência da discussão proposta.

Portfólios Institucionais: conjunto de produções e/ou produtos acadêmicos decorrentes dos processos de ensino, pesquisa ou extensão institucionais, voltados à difusão e à divulgação cultural, científica, tecnológica ou de inovação.

As publicações devem, obrigatoriamente, seguir as diretrizes de extensão e de educação em saúde, a saber:

  • Vínculo com as áreas temáticas estabelecidas pelo Plano Nacional de Extensão;
  • Contribuições para a transformação social;
  • Educação em/na saúde;
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Contribuições para a formação acadêmica;
  • Interdisciplinaridade.

A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas adota o modelo de publicação contínua de artigos, distribuídos em dois volumes ao ano, de forma ininterrupta, em língua portuguesa, com registro de ISSN. No sumário eletrônico, é indicada apenas a seção à qual o artigo foi submetido.

Politica de acesso aberto

A REES é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e acadêmica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos submetidos somente será iniciada se os manuscritos estiverem de acordo com os padrões de publicação descritos na seção “Diretrizes para Autores”. Se a contribuição for rejeitada na avaliação inicial, os autores serão notificados por e-mail e terão a opção de submetê-la novamente para um volume futuro, após resolverem os problemas apontados.

As contribuições nas modalidades de resenhas, entrevistas e traduções, aprovadas na avaliação preliminar, serão encaminhadas diretamente para o processo de editoração e publicação. Já os artigos aprovados nessa fase serão submetidos à avaliação por pares, utilizando o método duplo-cego conforme abaixo.

Avaliação por pares duplo-cego

Após a avaliação inicial, o manuscrito será submetido ao processo de avaliação por pelo menos dois avaliadores, seguindo o modelo duplo-cego para garantir o anonimato dos avaliadores e autores, evitando influências pessoais nas avaliações. Em caso de discordância entre eles, será solicitada a avaliação de um terceiro avaliador, com base nas opiniões e julgamentos do Corpo Editorial. Os avaliadores analisarão o manuscrito usando formulários próprios de avaliação e emitirão pareceres de rejeição, aceitação ou aceitação com ressalvas para as contribuições avaliadas. 

Caso o manuscrito avaliado com ressalvas, as questões levantadas pelos avaliadores serão enviadas aos autores para que façam as correções necessárias. Se aceito, o artigo será publicado de acordo com o cronograma editorial do periódico.

Todo o processo de submissão e avaliação será realizado no site do periódico.