Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas é um periódico semestral, publicado em formato eletrônico (ISSN 2965-6400), com apoio do Setor de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). O periódico destina-se à produção e ao compartilhamento de saberes extensionistas e de experiências em educação em saúde, desenvolvidos em projetos e ações de Instituições de Ensino Superior da área da Saúde.
Seu objetivo é fortalecer o diálogo entre Faculdade e Sociedade, por meio da publicação de textos que expressem a práxis, a metodologia, os referenciais teóricos e os processos da extensão universitária e da educação em saúde em perspectiva interdisciplinar.
O periódico aceita contribuições originais e inéditas na área da Saúde.
Periodicidade: Publicação semestral, em fluxo contínuo.
Público-alvo: pesquisadores, professores, estudantes, extensionistas e profissionais da rede de saúde.
Custos: Sem taxas de processamento de trabalhos.
Taxa de rejeição: 75% (55% na entrada; 20% após avaliação)
Acesso Aberto: O periódico tem acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo, conforme a Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Qualis (2021-2024): C
Protocolo de Interoperabilidade: O periódico permite a coleta de recursos digitais e metadados através do Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH 2.0), acessível no link.
Tipos de trabalhos aceitos:
- Pesquisas originais relacionadas à extensão ou à educação em/na saúde
- Relatos de experiência
- Revisões de literatura (sistemática e integrativa)
- Resenhas
- Entrevistas
- Traduções
Ainda, como número suplementar, a Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas considera a publicação de:
Anais de Eventos: compilação de trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e demais formas de produção de conhecimento divulgadas em eventos científicos. A publicação pode ocorrer em formato de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos, conforme critérios estabelecidos no edital de submissão do evento.
Dossiê de Criação: reunião de textos de reflexão, relatos ou escritas livres sobre temas de interesse da revista, relacionados às atividades institucionais da FCM-MG, em interface com elementos artísticos e culturais. Esses textos podem utilizar, em sua apresentação formal, recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais etc., de modo a fortalecer e ampliar a consistência da discussão proposta.
Portfólios Institucionais: conjunto de produções e/ou produtos acadêmicos decorrentes dos processos de ensino, pesquisa ou extensão institucionais, voltados à difusão e à divulgação cultural, científica, tecnológica ou de inovação.
As publicações devem, obrigatoriamente, seguir as diretrizes de extensão e de educação em saúde, a saber:
- Vínculo com as áreas temáticas estabelecidas pelo Plano Nacional de Extensão;
- Contribuições para a transformação social;
- Educação em/na saúde;
- Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Contribuições para a formação acadêmica;
- Interdisciplinaridade.
Politica de acesso aberto
A REES é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e acadêmica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet.
Processo de Avaliação pelos Pares
Avaliação inicial
As contribuições recebidas passarão por uma avaliação preliminar da equipe editorial, que analisará a relevância temática e a relação com outras publicações da revista. A avaliação dos artigos submetidos somente será iniciada se os manuscritos estiverem de acordo com os padrões de publicação descritos na seção “Diretrizes para Autores”. Se a contribuição for rejeitada na avaliação inicial, os autores serão notificados por e-mail e terão a opção de submetê-la novamente para um volume futuro, após resolverem os problemas apontados.
As contribuições nas modalidades de resenhas, entrevistas e traduções, aprovadas na avaliação preliminar, serão encaminhadas diretamente para o processo de editoração e publicação. Já os artigos aprovados nessa fase serão submetidos à avaliação por pares, utilizando o método duplo-cego conforme abaixo.
Avaliação por pares duplo-cego
Após a avaliação inicial, o manuscrito será submetido ao processo de avaliação por pelo menos dois avaliadores, seguindo o modelo duplo-cego para garantir o anonimato dos avaliadores e autores, evitando influências pessoais nas avaliações. Em caso de discordância entre eles, será solicitada a avaliação de um terceiro avaliador, com base nas opiniões e julgamentos do Corpo Editorial. Os avaliadores analisarão o manuscrito usando formulários próprios de avaliação e emitirão pareceres de rejeição, aceitação ou aceitação com ressalvas para as contribuições avaliadas.
Os possíveis resultados são os seguintes:
- Se ambos os pareceres forem de aceitação sem ressalvas, o manuscrito será encaminhado para o processo de editoração e publicação.
- Se ambos os pareceres forem de aceitação, mas um ou ambos indicarem ressalvas, as questões levantadas pelas avaliadoras serão enviadas aos autores para que façam as correções necessárias. Se as correções forem feitas, o manuscrito seguirá para o processo de editoração e publicação. Caso contrário, os autores serão informadas dos motivos da rejeição e terão a opção de reapresentar a contribuição em um volume posterior, após corrigir os problemas indicados.
- Em caso de disparidade nos pareceres (um indicando aceitação, com ou sem ressalvas, e o outro indicando rejeição), um terceiro avaliador será designado para avaliar o artigo. Se o terceiro avaliador decidir pela aceitação com ressalvas ou aceitação sem ressalvas, os procedimentos mencionados anteriormente serão retomados. No entanto, se o terceiro avaliador decidir pela rejeição, os autores serão informados dos motivos e terão a opção de reapresentar a contribuição em um volume posterior, após corrigir os problemas indicados.
Todo o processo de submissão e avaliação será realizado no site do periódico.
A comissão editorial se compromete a fornecer uma decisão editorial para os autores em até seis meses e a publicar o manuscrito em até um ano.
