Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Em casos de Relato de Experiência, obrigatoriamente, o professor coordenador do projeto/campo de extensão/estágio deve estar ciente da submissão e compor a autoria do manuscrito.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto submetido na REES relaciona-se, diretamente, à extensão e/ou à educação em ou na saúde.
  • Os artigos originais que envolvem seres humanos mencionam a autorização para a divulgação dos envolvidos e/ou parecer de aprovação do CEP com o seu respectivo número de registro.

Diretrizes para Autores

A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas publica as seguintes categorias de trabalho:

  • Artigos de Relatos de Experiência
  • Resenhas ou Reflexões Teóricas
  • Entrevistas
  • Artigos do tipo Revisões de Literatura (Revisões Integrativas)
  • Artigos Originais relacionadas à extensão ou educação em/na saúde
  • Suplementos: Dossiês de Criação; Anais de Eventos; Portfólios Institucionais 

Orientações Gerais

1. O texto deve obedecer ao Novo Acordo Ortográfico e seguir a seguinte configuração: digitação compatível ao word, layout de página A4, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, todas as margens 2,5cm. O texto deve ser justificado;

2. Conter título em português e inglês, resumo e abstract (100 a 250 palavras), palavras-chave e Keywords (até cinco), corpo e referências;

3. Os nomes dos autores e coautores não devem aparecer no corpo do manuscrito para garantir o anonimato no processo de avaliação. A ordem de apresentação dos autores, limitados a 12, deve obedecer ao grau de envolvimento de cada um com a produção textual, não devendo ser incluído o nome de coordenador ou de participantes de projeto de extensão que não tenham efetivamente participado da redação do texto;

4. O autor correspondente deverá obrigatoriamente realizar o seu cadastro no sistema da revista e informar o endereço ORCID nos METADADOS; os demais autores deverão ser informados ao sistema da REES no momento da submissão e deverão informar o endereço ORCID nos METADADOS;

5. As citações literais (transcrição literal de trecho de obra alheia) devem ser feitas no corpo do texto.  Citações com mais de três linhas devem ser evitadas, contudo, quando necessárias, devem vir em espaço simples, tamanho 10 e recuo de 4cm;

6. Ilustração: Escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif. Fotos: até três, em preto e branco ou colorida, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho e cabe aos autores se responsabilizar por isso);

7. Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais);

8. Todos os autores citados deverão constar nas Referências ao final do texto, estas devem ser elaboradas no formato Vancouver (citadas em ordem de aparecimento no texto, em algarismos arábicos, sobrescrito, sem parênteses). O número recomendado de referências é de no mínimo 20 e no máximo 30. No mínimo 60% das referências devem ser atuais (publicações dos últimos cinco anos);

9. A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas  não cobra taxa administrativa em seus processos editoriais.

10. Uma vez aceito, o manuscrito deverá ser traduzido para o inglês. Caberá aos autores, no ato de aceite do manuscrito, enviar a versão final do texto (contendo a página de rosto) nas versões português e inglês. A versão em inglês deverá ser pré-traduzida pelos próprios autores e, sem seguida, corrigida pelo tradutor credenciado da REES. 

  • A submissão deve ser realizada por via eletrônica e devem ser submetidos três documentos: (1) página de título; (2) corpo do manuscrito (sem identificação de autores); (3) declaração de direito autoral.
  • Uma vez vez aceito, caberá aos autores submeter os documentos:  (1) manuscrito completo contendo a página de título na versão em português; (2) manuscrito completo contendo a página de título na versão em inglês.

Página de título

Fonte Times New Roman, tamanho 12, todas as margens 2,5cm. 

A página de título deverá conter:

  • Categoria do manuscrito;
  • Título do trabalho em português, com até 15 palavras (em caixa alta, negrito e centralizado), título em inglês (primeira letra maiúscula, itálico e centralizado);
  • Nome completo dos autores, limitados a 12, separados por vírgula (centralizado e em ordem de autoria), nome das instituições de afiliação (nome da instituição, cidade, estado e país - texto justificado e indicado por um número arábico sobrescrito ao último sobrenome de cada autor), dados do autor correspondente (nome, endereço, e-mail e telefone). O autor correspondente deve ser o professor orientador;
  • Declaração da existência ou não de Conflito de Interesses;
  • Contribuições dos autores (Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de título, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo, de acordo com os critérios: a. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo; b. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
    c. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado; d. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo).
  • Agradecimentos (se for o caso).

Corpo do manuscrito

  1. O texto deve obedecer ao Novo Acordo Ortográfico e seguir a seguinte configuração: digitação compatível ao word, layout de página A4, espaçamento 1,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, todas as margens 2,5cm. O texto deve ser justificado;
  2. O texto deve conter título em português (em caixa alta, negrito e centralizado) e inglês (primeira letra maiúscula, itálico e centralizado).
  3. O resumo e abstract devem ser redigidos em parágrafo único, sem recuo, com espaçamento simples, contendo entre 100 e 250 palavras. >>Para artigos de Relato de Experiência, as seções do resumo devem ser Introdução, Objetivo, Relato da Experiência, Considerações Finais. >>Para os artigos de revisão, originais e reflexão teórica as seções do resumo devem ser >> , Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão. Para os demais tipos de artigos, não é necessário resumo. O título e o resumo em inglês deverão ser traduzidos e revisados por especialistas credenciados;
  4. As palavras-chave e keywords devem corresponder ao tema do manuscrito, sendo o máximo de cinco, separadas por ponto e vírgula. Para determinar as palavras-chave, deverá ser consultada a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCs);
  5. Os nomes dos autores e coautores não devem aparecer no corpo do texto para garantir o anonimato no processo de avaliação.
  6. As citações literais (transcrição literal de trecho de obra alheia) devem ser feitas no corpo do texto. Exemplo: (AUTOR, ano, página). Citações com mais de três linhas devem ser evitadas, contudo, quando necessárias, devem vir em espaço simples, tamanho 11 e recuo de 4cm;
  7. Figuras: são consideradas figuras fotos e imagens. Devem ser escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as imagens já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor). Fotos: até três, em preto e branco ou colorida, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho e cabe aos autores se responsabilizar por isso). A Figura deverá ser citada no texto (Exemplo: Figura 1)  e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra Figura, seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).
  8. Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais). A Tabela deverá ser citada no texto (Exemplo: Tabela 1)  e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. 
  9. O número recomendado de referências é de no mínimo 20 e no máximo 30.
  10. No mínimo 60% das referências devem ser atuais (publicações dos últimos cinco anos). Todos os autores citados deverão constar nas Referências ao final do texto.
  11. As referências devem ser elaboradas no formato Vancouver (citadas em ordem de aparecimento no texto, em algarismos arábicos, sobrescrito, sem parênteses), conforme exemplos:
    a) no caso de livro: André C. Manual de AVC. 2ªed. Rio de Janeiro: Revinter, 2006, 250p.
    b) no caso de capítulo de livro: Verbeeck RMH. Minerals in human enamel and dentin. ln: Driessens FCM, Woltgens JHM, editors. Tooth development and caries. Boca Raton: CRC Press, 1986, p.95-152.
    c) no caso de artigo em periódico: Baer G, Smith M. The recovery of walking ability and subclassification of stroke. Physiother Res Inter 2001;6(3):135-44.
    d) no caso de artigos com mais de seis autores: citam-se até os seis primeiros seguidos da expressão “et al.” Broderick JP, Adams Jr, Feinberg W, Feldmann E, Grotta J, Kase C, et al. Guidelines for the management of spontaneous intracerebral hemorrhage. Stroke 1999;30:905-15.
    12. A REES não cobra taxa administrativa em seus processos editoriais.

Categorias

Relatos de Experiência: São aceitos textos que apresentam experiências relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas e de educação em e na saúde, e que relatem os processos e/ou resultados dos programas, projetos, ações, eventos, prestações de serviços. Os relatos de experiência devem expressar as contribuições, motivações e embasamentos teóricos que permearam o trabalho. Ainda, as considerações/
impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu. Máximo de 15 páginas. Seções: Título, Resumo, Introdução, Relato da Experiência; Reflexões Teóricas; Considerações Finais; Referências (mínimo de 15 referências). 

Resenhas ou Reflexões Teóricas:  São aceitos para a publicação textos inéditos, contendo resenhas ou reflexões teóricas de obras publicadas nos últimos cinco anos (livros, dissertações, teses e mídias) que possam contribuir para a reflexão acerca da extensão universitária e/ou educação em/na saúde. Máximo de cinco páginas. Seções: Título (diferente daquele da obra criticada); Dados bibliográficos do trabalho resenhado; Resenha crítica da obra (contendo as suas contribuições potenciais para a extensão universitária).

Entrevistas: Colóquio entre duas ou mais pessoas que sirva para divulgar ou elucidar atos, ideias, planos, etc. São aceitos para a publicação entrevistas inéditas, realizadas com nomes que contribuam para a construção de conhecimento na extensão universitária e/ou educação em/na saúde. Ainda, aceita-se entrevistas com personalidades que expressam os aspectos culturais, éticos, estéticos e/ou políticos de uma população. Pede-se, também, que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. Máximo de sete páginas. Seções: Nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es); Apresentação da entrevista (máximo uma página); Entrevista (transcrita com perguntas e respostas).

Revisões da literatura: São aceitos textos que apresentem revisões da literatura do tipo narrativa e integrativa, com a devida coerência metodológica, sobre temas relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas e de educação em e na saúde. Máximo de 15 páginas. Seções:  Título; Resumo; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências (mínimo de 15 referências, máximo 35).

Pesquisas Originais relacionadas à extensão ou educação em/na saúde: São aceitos textos que apresentem dados originais e inéditos oriundos de pesquisas aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sobre resultados de projetos, programas e ações de extensão ou educação em/na saúde.
Como exemplo, estudos que avaliem o impacto das ações, de modo quantitativo ou qualitativo. É necessário que haja um método científico robusto e bem delineado. Máximo de 15 páginas. Seções: Título; Resumo; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências (Mínimo de 15 referências).

Todos os artigos aceitos serão publicados nos idiomas inglês e português. Assim, caso aceito, será solicitado aos autores que enviem a versão final no idioma diferente do que foi utilizado para a submissão. Isto é, se a submissão tiver sido em português, os autores deverão enviar a versão final, aprovada pelos revisores, também em inglês, e vice-versa. Ressaltamos que os textos em inglês poderão ser redigidos com apoio de ferramentas eletrônicas e serão revisados e formatados pelo revisor do idioma credenciado ao Setor de Pesquisa e Extensão, antes da publicação.

DIRETRIZES PARA AUTORES - PUBLICAÇÕES NOS SUPLEMENTOS DA REVISTA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE CIÊNCIAS MÉDICAS

  • Anais de Eventos: compilado de todos os trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinais e qualquer outro tipo de conhecimento divulgado em um evento científico. Além disso, a publicação pode ser ocorrer por meio de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos, a depender do edital de submissão do evento. NORMAS: consultar o Setor de Pesquisa e Extensão previamente ao cadastro do evento.
  • Dossiê de Criação: compilado de textos de reflexão, relato ou escrita livre, sobre temas de interesse para a revista, relacionado às atividades Institucionais da FCM-MG, em interface com elementos artísticos, culturais ou políticos, que utilizem em sua apresentação formal recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais etc., de forma a fortalecer e dar consistência à discussão proposta. NORMAS: consultar o Setor de Pesquisa e Extensão previamente.
  • Portfólios Institucionais: compilado de produções e/ou produtos acadêmicos decorrentes dos processos de ensino, pesquisa ou extensão institucionais, para difusão e divulgação cultural, científica, tecnológica ou de inovação. NORMAS: consultar o Setor de Pesquisa e Extensão previamente.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.