Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não estando sob avaliação para publicação em outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx e segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Regras de Formatação, utilizando o Modelo disponibilizado.
  • Nos Relatos de Experiência, é obrigatório que o professor coordenador do projeto, campo de extensão ou estágio, esteja ciente da submissão e figure como coautor do manuscrito.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O manuscrito submetido à REES está diretamente relacionado à extensão e/ou à educação em/na saúde.
  • Declaro que a pesquisa não envolveu sujeitos humanos. Caso contrário, incluir parecer de aprovação no Comitê de Ética.
  • O Arquivo de título foi devidamente preenchido e será incluído no sistema antes de finalizar a submissão.
  • A identificação dos autores foi removida do arquivo e das propriedades do Word, garantindo o sigilo durante a avaliação por pares, seguindo as instruções presentes nas Regras de Formatação.

Diretrizes para Autores

Normas gerais

  1. Os manuscritos devem ser enviados eletronicamente. O cadastro no sistema e acesso posterior, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em andamento.
  2. O autor responsável pela submissão deve, obrigatoriamente, realizar seu cadastro no sistema da revista e informar seu endereço ORCID nos metadados. Todos os demais autores devem ser incluídos no sistema da REES no momento da submissão e também informar seus respectivos ORCID nos metadados, sob pena de recusa preliminar da submissão.
  3. A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas publica as seguintes categorias de trabalho:
  • Relato de experiência
  • Resenha
  • Revisão de literatura (sistemáticas e integrativas)
  • Entrevista
  • Pesquisa original
  • Tradução
  • Suplemento: Dossiês de Criação; Anais de Eventos; Portfólios Institucionais 
  1. Pelo menos um dos autores deve possuir o título de doutor ou mestre. Serão aceitas contribuições de estudantes e profissionais sem titulação em coautoria com um doutor ou mestre. Em casos excepcionais, as exigências de titulação podem ser suspensas mediante decisão editorial. 
  2. Idiomas aceitos: português, inglês, espanhol.
  3. A Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas recebe, para submissão, manuscritos com até 12 (doze) autores.

Documentos obrigatórios

A submissão deve ser realizada eletronicamente e acompanhada de três documentos:

  1. Arquivo de título, contendo: categoria do manuscrito; título do trabalho; nome completo dos autores (limitado a 12); titulação acadêmica; registro ORCID; vínculo institucional (cidade/Estado/país); endereço eletrônico, agência financiadora da pesquisa (se existente); declaração da existência ou não de Conflito de Interesses; contribuições dos autores e; agradecimentos (se for o caso);
  2. Corpo do manuscrito (sem identificação dos autores);
  3. Declaração de direitos autorais.

Regras de formatação

  1. Para acessar as diretrizes de formatação da Revista de Extensão e Educação em Saúde Ciências Médicas, clique AQUI. A não adequação do manuscrito às regras de formatação pode implicar em recusa preliminar da submissão.
  2. Todas as submissões devem seguir o Modelo de submissão de trabalho disponibilizado de acordo com a categoria.

Categorias

Relato de Experiênciasão aceitos textos que apresentem experiências relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas e de educação em/na saúde, descrevendo os processos e/ou resultados de programas, projetos, ações, eventos ou prestações de serviços. O relato deve evidenciar as contribuições, motivações e referenciais teóricos que sustentaram o trabalho, bem como as considerações e impressões advindas da vivência. Extensão máxima: 15 páginas. Estrutura obrigatória: Título, Resumo, Introdução, Relato da Experiência, Reflexões Teóricas, Considerações Finais e Referências (mínimo de 10).

Revisão: são aceitos textos que apresentem revisões de literatura do tipo integrativa ou sistemática, com a devida coerência metodológica, sobre temas relevantes para o enriquecimento das práticas extensionistas e da educação em/na saúde. Extensão máxima: 15 páginas. Estrutura obrigatória: Título; Resumo; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências (mínimo de 15).

Pesquisa original relacionada à extensão ou educação em/na saúde: são aceitos textos que apresentem dados originais e inéditos oriundos de pesquisas aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, quando envolvendo seres humanos, referentes a resultados de projetos, programas ou ações de extensão e/ou educação em/na saúde. Exemplos incluem estudos que avaliem o impacto das ações, em abordagens quantitativas ou qualitativas. Extensão máxima: 20 páginas. Estrutura obrigatória: Título; Resumo; Introdução; Método; Resultados; Discussão; Conclusão; Referências (mínimo de 10).

Resenha: são aceitos para publicação textos inéditos que apresentem resenhas ou reflexões teóricas sobre obras publicadas nos últimos três anos (livros, dissertações, teses ou mídias), desde que contribuam para a reflexão acerca da extensão universitária e/ou da educação em/na saúde. Extensão máxima: 5 páginas. Estrutura obrigatória: Título (diferente daquele da obra analisada); Dados bibliográficos da obra resenhada; Resenha crítica, destacando suas contribuições potenciais para a extensão universitária.

Entrevista: diálogo entre duas ou mais pessoas com a finalidade de divulgar ou elucidar atos, ideias, planos, entre outros. Serão aceitas para publicação entrevistas inéditas realizadas com personalidades que contribuam para a construção de conhecimento na extensão universitária e/ou na educação em/na saúde, bem como com aquelas que expressem aspectos culturais, éticos, estéticos e/ou políticos de uma população. É obrigatória a apresentação de autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. Extensão máxima: 7 páginas. Estrutura obrigatória: Nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es); Apresentação da entrevista (máximo de 1 página); Entrevista (transcrição em formato de perguntas e respostas).

Tradução: serão aceitos textos resultantes da tradução de obras ou artigos relevantes para as áreas de extensão universitária e/ou educação em/na saúde, desde que autorizados pelos detentores dos direitos autorais. As traduções devem preservar a fidelidade ao texto original e podem ser acompanhadas de notas explicativas ou comentários críticos que contextualizem a obra para o público brasileiro. 

DIRETRIZES PARA AUTORES - PUBLICAÇÕES NOS SUPLEMENTOS DA REVISTA DE EXTENSÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE CIÊNCIAS MÉDICAS

Anais de Eventos: compilação de todos os trabalhos, palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e demais formas de conhecimento apresentadas em um evento científico. A publicação pode ocorrer na forma de resumos simples, resumos expandidos ou trabalhos completos, conforme definido no edital de submissão do evento. Para este tipo de publicação, deve-se entrar em contato com a Editoria para ver agenda e possibilidade.

Dossiê de Criação: compilação de textos de reflexão, relatos ou escritas livres sobre temas de interesse da revista, relacionados às atividades institucionais da FCM-MG e articulados a elementos artísticos, culturais ou políticos. Esses textos podem incorporar, em sua apresentação formal, recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais, entre outros, de modo a fortalecer e dar consistência à discussão proposta. Para este tipo de publicação, deve-se entrar em contato com a Editoria para ver agenda e possibilidade.

Portfólios Institucionais: compilação de produções e/ou produtos acadêmicos resultantes de processos institucionais de ensino, pesquisa ou extensão, destinados à difusão e divulgação cultural, científica, tecnológica ou de inovação. Para este tipo de publicação, deve-se entrar em contato com a Editoria para ver agenda e possibilidade.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.